sexta-feira, 1 de maio de 2009

E a propósito...

Vi há uns tempos uma noticia que me deixou deveras surpreendido, mas, pela positiva. Na Venezuela pais liderado pelo carismático presidente Hugo Chávez, alguém teve uma excelente ideia. Utilizar a musica clássica como veiculo para a inserção de jovens de classes sociais desfavorecidas. Através da aprendizagem de instrumentos musicais 300 mil jovens tornaram-se músicos e concertistas, alguns mesmo de topo.

Pelo que li na web, alguns destes jovens estiveram cá em Portugal, mais concretamente no Coliseu dos Recreios, onde deram uma belíssima actuação perante uma sala cheia, e ansiosa por os ouvir tocar.

Este modelo de ensino conhecido por "El Sistema", foi já adoptado por cá, tendo sido criadas algumas orquestras de musica clássica na zona da grande Lisboa.

Realmente este é um exemplo maravilhoso da capacidade das pessoas ultrapassarem dificuldades, quando lhes é dada uma oportunidade e um propósito na sua vida.

Deixo aqui o meu aplauso aos grandes mentores deste sistema, josé António Abreu e Gustavo Dudamel, e claro, ao jovens da Orquestra juvenil Simón Bolívar.

Bravo!

1 comentário:

Anónimo disse...

Reconheço duas vantagens a estas iniciativas: a integração e valorização de jovens e a tentativa do não esquecimento da música clássica.

beijo*