quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Direito de Canhoto


Sim,é verdade, sou canhoto!Desde petiz que tive tendência para usar mais a mão esquerda e chutar as pedras com a bota do mesmo lado!Apesar de nunca ter achado que fosse uma diferença que pudesse vir a tornar-se num handicap, tinha noção que o "mundo canhoto" era uma minoria.Desde cedo tomei contacto com objectos como tesouras, saca-rolhas, periféricos de computador(rato e teclado), instrumentos de cordas,etc, que foram pensados para destros.Tive obviamente de me adaptar contando,no meu caso, com a compreensão dos meus pais e dos meus professores.

A história diz-nos realmente que existe desconfiança naquilo que é dito fora do "normal".Vejamos o exemplo da Grécia e Roma antigas que associavam o lado esquerdo ao profano e inferior e mais tarde,já na idade média,e muito por influência da religião, o uso da mão esquerda era associado a bruxaria e ao diabo.Aliás estes mitos perduraram ao longo dos anos até á actualidade(quem nunca ouviu a expressão "cruzes canhoto").
Em português a palavra canhoto ainda tem conotação negativa, sendo em alguns dicionários sinónimo de inábil, desajeitado, sinistro(aconselho revisão a estes dicionários).

A ciência por seu lado tenta dar resposta ao porquê da predominância de um dos lados do corpo.Aguns cientistas descobriram que os fetos que possuem o gene LRRTM1(?)têm aumentada a hipótese de virem a ser canhotos.Existe também uma teoria elaborada por um neurocirurgião de nome Geshwind, que estabelece uma relação entre a quantidade de testosterona no cérebro antes do nascimento e a predominância do esquerdismo.

Durante vários séculos o mundo viveu sobre a sombra deste preconceito!A cultura ligada a crenças e a mitos/medos irracionais, alimentados por uma religião dogmática foram como gasolina para o fogo.Penso que vivemos hoje tempos de maior tolerância em relação a esta diferença(atitude que deve ser transportada para outros tipos de discriminação).São raras as vezes que sinto que sou julgado por esta "inconformidade", apesar de achar que ainda há trabalho a fazer na ergonomia de certos equipamentos.O mundo acabou por aceitar o canhotismo e este em agradecimento abraçou-o, esperançado numa relação sincera e duradoura...

Para curiosos consultar aqui.

5 comentários:

AssimAssim disse...

Finalmente o tão aguardado post sobre os "esquerdos"!

É bom que haja informação não só científica, cultural, mítica, mas também de cunho pessoal, para que as pessoas (onde me incluo), se apercebam de que não é uma simples diferença de uso quotidiano de um membro, mas sim um conjunto de diferenças e dificuldades acrescidas.

É importante que se assinalem algumas diferenças, e mesmo descriminações (em alguns aspectos) para que se comece a tomar consciência não só do dia-a-dia de pessoas de mobilidade reduzida ou com algumas dificuldades motoras, físicas, etc, mas também para estes "pequenos" casos, em que pouca gente se apercebe ou talvez não dê tanto valor ou significância dos entraves diários.

Estamos demasiado habituados para que tudo seja utilizado com a mão direita e nem sequer nos apercebemos/apercebo-me que as imensas dificuldades que temos/tenho em escrever o meu nome com a mão esquerda (entre outras muitas coisas) é comparável com as dificuldades diárias com que os esquerdos têm diariamente.

Não é algo considerado demasiado mau, mas pode trazer consequências negativas para a vida pessoal e profissionl (como aquele exemplo que deste da máquina, demasiado fixada em pessoas "de mão direita" vs tempo de execução).

Contudo, tem havido esforços para ultrapassarmos alguns mitos, crenças, estupidez.. Digo estupidez, porque é mais um aspecto que comprova que a cultura das gerações passadas tinha complexos com tudo que não fosse vulgar e estava nitidamente a descriminar minorias. Hoje em dia, penso que não é o facto de haver descriminação, é sim, o facto de sermos desatentos a esta pequena e grande diferença.

Tenho vindo a aprender contigo um bocadinho mais sobre este tema, que mais não seja, a atenção que tenho na troca dos talheres! eheh

Somos muito desatentos :P

Ricardo P. disse...

Olá Maria João!Demorei mais tempo a publicar este post devido a problemas com ratos.:P
É verdade que os esquerdos têm algumas dificuldades com objectos ergonomicamente pensados para destros.Não dei este exemplo atrás, mas os cadernos e sebentas estão preparados para destros, porque pela lógica, eu deveria escrever no sentido contrário,ou seja, da esquerda para a direita.Se estiver a utilizar uma caneta de tinta permanente vou ficar com a mão suja de tinta(não utilizo portanto).
Em relação ao preconceito acho que as coisas estão bastante ultrapassadas,mas, ainda sinto que algumas pessoas têm tendência a achar os canhotos mais desajeitados(enfim...).
De resto agradeço a tua simpatia em relação aos talheres e disponho-me desde já a ensinar-te a manjar "à la canhoto". :D

Beijo

bonifaceo disse...

Tu és meio desajeitado, eh eh! Mas não o associo ao facto de seres canhoto.
Mais a sério, por exemplo, sei dos objectos que não dão jeito trabalhar com a mão oposta para a qual foram concebidos, como o caso da tesoura, mas penso sempre que no dia-a-dia isso são coisas pouco comuns, regra geral as dificuldades são mínimas, ou só se for por realmente ser destro e não me aperceber.

E quem tem tendência a usar um membro de um lado para determinadas situações e para outras distintas o outro?! Ou isso já terá a ver com uma tendência bidestra? :D
Sendo eu destro, por acaso quando era miúdo e queria guiar a bicicleta só com uma mão, a esquerda era aquela com a qual me sentia mais à vontade para tal.

Ricardo P. disse...

Boa tarde Daniel!Algumas das vezes que me chamaste desajeitado associaste ao meu "esquerdismo", ou não te lembras?;)
Em relação ás dificuldades do dia-a-dia, as minhas são facilmente ultrapassadas mas não deixa de ser uma questão que acho importante abordar, nem que seja para haver uma maior atenção em relação ao tema!
Pois, secalhar és ambidestro..Tenta lá escrever com as duas mão e conta-me o resultado,ok.

abraço

bonifaceo disse...

Era uma associação na brincadeira e não num termo depreciativo em relação a essa característica.
É óbvio que se não se costuma usar uma mão para uma data de tarefas vai ser difícil executá-las quando se tenta, mas se calhar comparado a maioria das pessoas até te ajeitarás melhor que elas, estava a pôr a coisa nesses termos. Porque quando comecei a escrever com a mão direito o jeito também não era muito, a perfeição vem com a prática. :D
Abraço.